quinta-feira, 27 de março de 2014

Muita vezes seu maior inimigo está dentro de você

A Análise SWOT como gerenciadora do medo.





O medo não é característica única de pessoas sem autoconfiança, todas as pessoas tem medo. Mesmo aquele cara que abandonou o emprego de 20 anos para iniciar uma nova carreira, ele também teve medo.
O que difere pessoas comuns de pessoas de sucesso é a capacidade de enfrentar seus medos, a coragem. Porém, para vencer obstáculos é preciso algo além da coragem, o planejamento.
Uma ótima ferramenta para planejar é a Análise SWOT, você pode utilizá-la em sua vida pessoal ou na organização em que faz parte. Com ela é possível identificar o cenário atual em que se encontra e planejar os passos futuros. A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Para iniciar, é preciso dividir o cenário em dois: ambiente interno (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente externo (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).
No ambiente interno serão determinadas as forças e fraquezas da organização ou pessoa, para isso, é necessário considerar o contexto a qual está inserida, como: ramo de atuação, concorrentes e ações realizadas.
No ambiente externo identifica-se as oportunidades e ameaças do mercado que a organização está inserida. Uma situação pode ser oportunidade ou ameaça, dependendo da sua disposição ou capacidade de enfrentá-la e superá-la. Serão consideradas novas tecnologias, técnicas de gestão, economia, crescimento dos concorrentes etc.
Para finalizar, separe as informações em um diagrama 2x2.
Pronto, você já sabe onde está. Agora planeje onde quer chegar




Nenhum comentário:

Postar um comentário