sexta-feira, 5 de abril de 2013

O "vazamento Offshore" nova fase no jornalismo de dados



2013/05/04 -

Operação de uma enorme massa de informações, utilizando um software de decodificação de dados, redes: o escândalo de atualizações paraísos fiscais de novas formas de trabalho.


Apocalipse, quinta-feira 4 de abril pelo Le Monde, a existência de qualquer de Jean-Jacques Augier (tesoureiro de campanha de François Hollande em 2012 e proprietário da revista Tetu) em empresas localizadas em paraísos fiscais levanta o véu sobre um grande escala pesquisa, chamado de "vazamentos offshore" (referindo-se ao Wikileaks).
A origem deste caso, há uma pequena ONG em Washington (ICIJ, Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), com apenas três funcionários. Seu líder, o jornalista investigativo Gerard Ryle, estava em uma investigação anterior da evasão fiscal, um disco rígido cheio de dados sensíveis: 2,5 milhões de arquivos em 48 países.
Para processar essas informações, ele decidiu se juntar 36 meios de comunicação internacionais, incluindo o Le Monde, The Guardian, na Inglaterra e The Washington Post, nos Estados Unidos. Ao todo, 86 jornalistas foram mobilizados para realizar um trabalho meticuloso: análise de uma massa de e-mails, livros de contabilidade e outros documentos que ilustram quase 30 anos de negociação.

Outras revelações que virão
"Esses dados eram quase impossíveis de ler. Eles estavam constantemente travar meu PC. Havia um monte de nomes ao redor do mundo, mas não me dizer nada ", dizGerard Ryle AFP. O ICIJ também receberam assistência crucial de uma empresa australiana, que forneceu o software livre para leitura e decodificação de dados complexos.
O processamento desses dados, sem dúvida, levar a mais revelações nos dias e semanas que virão. De acordo com o Le Monde, "Vazamentos offshore" devem atualizar os segredos de mais de 120.000 trusts e empresas domiciliadas em outras candidato Ilhas Virgens, Ilhas Cayman e outros paraísos fiscais para a superfície da terra. Na França, estes anúncios se relacionam com 130 pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário