quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MIDIA SOCIAL. VANTAGENS E DESVANTAGENS


Vantagens e Desvantagens das Mídias SociaisOrganizações devem avaliar cuidadosamente a oportunidade do uso das mídias sociais em sua estratégia de marketing. Sair criando contas no Facebook e Twitter apenas porque “todos estão fazendo isto, e não podemos ficar fora”, é o primeiro passo para jogar dinheiro fora e sujar a imagem da empresa. Por isso, avaliar o ônus e o bônus torna-se obrigatório neste processo de decisão.

O site Social Media Today publicou um bom resumo destas vantagens e desvantagens, o qual reproduzo a seguir:
Desvantagens

Consumo de tempo – Mídias sociais são frequentemente descritas como “conversas online”. Portanto, você deverá estar constantemente alimentando suas páginas e perfis com comentários interessantes e links que manterão o interesse dos seguidores. Você também deve monitorar comentários e responde-los diariamente. Ser interessante e relevante de forma consistente demanda tempo e dedicação.

Longo tempo para obter retorno sobre investimento – Mídias sociais são uma estratégia de longo prazo. Pode demorar meses, ou até anos, antes que a estratégia se traduza claramente em maior lealdade dos clientes e maiores vendas.

Diluição da voz da marca – Se você tem mais de uma pessoa publicando mensagens nos canais de mídias sociais, isto pode levar a uma mescla de tom e fraseamento.

Risco de comentários negativos – Se você usa mídias sociais de forma desleixada, há um risco de uma retroalimentação negativa de seu público, além de danos a sua marca.

Perda de controle - Qualquer coisa que você publique está aberta a comentários e críticas. Oferecer uma arena para que as pessoas publiquem comentários negativos sobre sua empresa é um dos maiores pesadelos dos marketeiros (mas pense bem, as pessoas não vão falar sobre você de qualquer jeito?).
Vantagens

Construção de relacionamentos - O diálogo um a um que você pode ter nas mídias sociais as torna uma poderosa plataforma para construir afinidade com clientes e lealdade à marca.

É onde seus clientes estão - O Facebook não é apenas um domínio recheado de adolescentes e jovens adultos. Hoje em dia todos os grupos demográficos e de faixa etária estão presente. Na realidade, o segmento de maior crescimento no Facebook é o de pessoas com mais de 50 anos.

Boca a boca / marketing viral - Mídias sociais podem espalhar suas ofertas e mensagens através de milhares de pessoas rapidamente, e a melhor parte é que são seus clientes que espalharão a mensagem para você.

Aumenta a personalidade de sua marca - Publicar mensagens diariamente pode aumentar a percepção do publico sobre a personalidade de sua marca rapidamente, através de seu estilo de escrita e tom de voz.

Facilita o feedback - Você pode fazer perguntas e realizar enquetes para ganhar uma visão valiosa sobre como pode melhorar seus produtos e serviços.

Aprendizado sobre seus clientes – Ao ouvi-los e participar em suas conversas online, você pode conhecer melhor os problemas de seus clientes, seus gostos, preferências e desejos.

Baixo custo de entrada – Criar perfis e páginas nas redes sociais é rápido, fácil e gratuito.

Atendimento ao cliente – As pessoas já não usam apenas o email e telefone para ter suas perguntas respondidas. Hoje em dia, elas publicam mensagens em blogs e foruns para resolver suas questões. Engajá-los com mídias sociais permitirá a sua empresa responder à natureza evolutiva do atendimento ao cliente, e aumentar a lealdade como resultado.

Gerenciamento de crises – Quando algo vai mal, seus clientes querem saber como você irá consertar a situação. Muitos não esperarão um comunicado de imprensa ou artigo de jornal antes de começar a formar uma opinião negativa sobre sua falta de capacidade de reação. O Twitter pode ser usado para mandar seus pedidos de desculpas e planos de correção de forma rápida, permitindo também a resposta às perguntas de clientes em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário